Governador sobrevoa Taió e região, um dos locais mais afetados no estado

Por Roman Raiter 10/10/2023 - 09:08 hs
Foto: Roberto Zacarias / Secom

O governador Jorginho Mello sobrevoou nesta segunda-feira, 9, a região de Taió e esteve no município, que foi bastante afetado pelas enchentes. Santa Catarina registra, até o momento, 135 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. A informação está no relatório da Defesa Civil, atualizado por volta das 18h desta segunda.

“O aviso com bastante antecedência ajudou a salvar a vida, o que é o mais importante e ajudou a salvar o patrimônio também. Foi um trabalho grandioso dos Bombeiros, da Polícia, da Defesa Civil, de todas as forças de segurança para ajudar a socorrer essas pessoas. Agora é acolher essas famílias em casa de parentes, abrigos. Depois que baixar as águas vamos arregaçar as mangas juntos com prefeito e lideranças pra recuperar pontes, espaços públicos, dando todas as condições para reerguer”, frisou o governador.


O balanço mostra ainda que 82 municípios decretaram situação de emergência. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.

O Governo do Estado distribuiu 39.968 itens de assistência humanitária e todas as equipes do Governo do Estado permanecem a campo, em todas as regiões afetadas, em atendimento à população, por meio das equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federa.

Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, 9, as operações da Defesa Civil seguem mobilizadas por conta do indicativo de mais chuva para o estado a partir da metade dessa semana. Permanece alto o risco de alagamentos e deslizamentos por conta dos volumes já registrados.

Situação de emergência

Até o momento, segunda a Defesa Civil de Santa Catarina, 82 municípios decretaram situação de emergência no estado, em decorrência das chuvas. São eles:

Rodovias

Na manhã desta segunda-feira, 9, com a melhora no clima, começaram os trabalhos de reconstrução e recuperação de vias interditadas em todo o estado. A situação mais crítica, no geral, ainda é o Vale do Itajaí. Todas as equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) estão mobilizadas no atendimento à população e nos trabalhos de desobstrução e recuperação da malha rodoviária estadual.

Barragens

Dia 09/10/2023 Leitura: 18hrs – Fonte: Régua ANA -Níveis CIDADES

Barragem Sul (Ituporanga/SC )
Montante: 32,79 m IBGE: 402,79 m
Jusante: 4,60 m
Lâmina vertedouro 1,79 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 5
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm
Tempo: Bom.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 118,44 %

Barragem Oeste (Taió/SC)
Montante: 24,96 m IBGE: 363,96 m
Jusante: m
Lâmina vertedouro: 1,66 m
Comportas Abertas: 1
Comportas fechadas: 6
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0cm
Tempo: Bom.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 115,75

Barragem Norte (José Boiteux/SC)
Montante: 38,20 m – IBGE: 294,20 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 2
Tempo: Bom.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 68,50%

Nível dos rios: CIDADES – Referente às 17h.

Taió:(17hrs)12,09 m
Taió: (Sdc local 18 hrs) 12,31 m
Rio do Oeste: ( hrs) m
Ituporanga:(hrs) m
Ituporanga: (sdc local 18 hrs) 2,62 m
Rio do Sul (17hrs) 10,84 m
Rio do Sul: (Sdc local 18hrs)10,85 m
Blumenau: 9,31m (17hrs)

Previsão

A previsão de tempo indica melhora no tempo no início desta semana. Para terça, o sol deve voltar em grande parte do estado. Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, a meteorologia da Defesa Civil aponta que a chuva volumosa deve retornar ao estado nas próximas quarta e quinta-feira, 11 e 12 de outubro.